Pesquisar este blog

Banda de Congo Panela de Barro - Vitória/SE

A Banda de Congo é, de forma resumida, um conjunto musical regional e típico das regiões litorâneas do Espírito Santo. A manifestação de congo toca e canta principalmente em festas religiosas, como as de São Benedito, São Pedro, São Sebastião e Nossa Senhora da Penha.
No passado era a forma que os escravos encontravam para homenagear seus santos de devoção, já que eles não podiam participar das festas oficiais da Igreja Católica.

Um grupo de congo é composto por pessoas simples, que utilizam instrumentos rudimentares, produzido por eles mesmos: pau oco, barricas, taquaras, peles de animais, folhas-de-flandres e ferro torcido. A banda ainda possui como instrumentos tambores, caixas, cuícas, chocalhos, casacas, ferrinhos ou triângulos e pandeiros.

Acompanhando o som desses instrumentos, homens e mulheres cantam velhas e tradicionais toadas, com referências à escravidão, à guerra, aos santos de devoção popular, ao amor, à morte e ao mar.
As toadas são marcadas pelo alongamento das vogais finais no fecho dos versos, dando um tom melancólico entre as batidas de percussão.
As bandas de congo estão sempre presentes nas festas de São Benedito, santo padroeiro dos náufragos desde o século XIX. Dentre os grupos, está a Banda de Congo das Paneleiras, fundada em 1938 com o nome de Banda de Congo de Goiabeiras. Seus 42 componentes já fizeram mais de 100 apresentações em todo o Espírito Santo.

Nenhum comentário:

Postar um comentário